quinta-feira, 24 de setembro de 2009

MALABARIZANDO


Apesar das conquistas dos movimentos feministas, ainda tem empresas onde determinados cargos só são ocupados por homens, ainda tem lugar onde o salário do homem é maior do que o da mulher para a mesma função, mulher ainda ouve que seu lugar é na cozinha e, se um homem estiver dirigindo e o carro da frente tiver uma condução indevida, ainda se ouve que quem deve estar dirigindo só pode ser uma mulher.
Mas as mulheres, apesar de não receberem sua devida valorização, sustentam muitas famílias, trabalhando dentro e fora de casa. Somado à sua dupla jornada, elas tem que ter tempo para cuidar do marido, dos filhos, do pai, da mãe, fazer visitas sociais e, é claro, cuidar de si mesmas.
A mulher atual é uma malabarista, que diariamente precisa fazer milagre para dividir seu tempo entre todas as suas mil atividades. Sua mente está sempre pensando no que precisa ser realizado, planejando e organizando tudo para que nada fique sem ser feito ou sem receber sua devida atenção.
A mulher moderna é senhora do próprio desejo, é anti-santa e nem sempre mãe. Ela se assume como dona do corpo, ocupa espaço no mercado e administra o tempo. A mulher atual usa o corpo como bem entende. Pode ser na malhação ou nos centros de cirurgia plástica. Ela ainda aproveita as conquistas das mulheres da década de 1970, como a pílula anticoncepcional e o amor-livre. A mulher que se conhece hoje está além do lar. Ela não quer ser dona-de-casa e também não quer ter um trabalho de faz-de-conta. A mulher investe no estudo e na carreira profissional porque deseja respeito e poder.
Continuamos a enfrentar o desafio da realização da justiça social, no sentido de encurtar, para todas as mulheres, a distância entre as conquistas legais e a realidade. Mas as mulheres buscam, à cada dia, seu lugar ao sol. As mulheres não se conformam com um "não", elas o enfrentam pois sabem que, se chegaram até aqui, conseguem ir muito mais além.

Autora: Mayara Popoletti, 3o colegial, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário